Disney World – O que você precisa saber sobre o Epcot
O Epcot foi o segundo parque construído do complexo Disney. Inaugurado em outubro de 82, ele tem o dobro de tamanho e um conceito totalmente diferente do Magic Kingdom.
O nome Epcot é, na verdade, uma abreviação de Experimental Prototype of Community of Tomorrow (“Protótipo Experimental da Comunidade do Amanhã”). Foi inspirado pelo sonho de Walt Disney de construir uma cidade do futuro.
Com tecnologia de última geração, o parque estimula a imaginação e proporciona experiências incríveis que fazem você se sentir em outro tempo! Com a ideia de entreter, informar e inspirar o parque é mais voltado para adolescentes e adultos, apesar de ter algumas atrações e atividades para crianças também.
Em frente à sua famosa “esfera” logo na entrada do parque, existe uma placa de dedicatória explicando o conceito do lugar:
“Para todos os que vêm a este lugar de alegria, esperança e amizade, bem-vindos. Epcot Center é inspirado pelo gênio criativo de Walt Disney. Aqui, as conquistas humanas são celebradas através da imaginação, as maravilhas da ousadia, e conceitos de um futuro que promete novos e emocionantes previlégios para todos. O Epcot Center irá entreter, informar e inspirar. E, acima de tudo, incutir um novo sentimento de fé e orgulho na capacidade do homem para moldar um mundo que ofereça esperança para todos os povos.”
É através dessa explicação que você consegue entender a divisão do parque em duas áreas: A Future World, com atrações tecnológicas abordando o conceito do passado e do futuro; e a World Showcase, representando a união das nações e as possibilidades de viverem em paz e harmonia contribuindo cada uma com suas ricas diferenças culturais.
A Future World é divida em duas áreas: Leste e Oeste. Assim como o Magic Kingdom, você encontra várias opções de restaurantes, lojas de compras como a imensa MouseGear (que tem de tudo o que você imaginar de universo da Disney), encontro com personagens (Epcot Character Spot) e as atrações imperdíveis como a Spaceship Earth (onde você aprende resumidamente sobre a história da comunicação), o Soarin (um simulador de vôo), o Test Track (ambiente onde você faz testes automotivos em alta velocidade), uma divertida atração para crianças do filme Procurando Nemo (The Seas with Nemo & Friends Ride) e muito mais!
No World Showcase são mais de 2 km de percurso para conhecer os 11 pavilhões das nações em volta de um imenso lago.
Já pensou experimentar a culinária italiana e poder conhecer o Campanário de São Marcos de Veneza ou admirar a famosa torre Eiffel de Paris? Nessa área incrível do Epicot você pode vivenciar um pouco de cada um desses países!
Além desses, existem os pavilhões do México, China, Estados Unidos, Alemanha, Japão, Canadá, Reino Unido, Marrocos e Noruega. Todos possuem lojas, restaurantes e algumas atrações típicas de suas origens. É como dar a volta ao mundo em um dia! Não foi oficialmente divulgado, mas há rumores de que o Brasil possa ter um pavilhão em breve. Seria incrível, não?
Assim como o Magic Kingdom, o Epcot possui alguns eventos especiais como o Festival Epcot Internacional Flower & Garden que é um evento especial de primavera e o Epcot International Food & Wine Festival onde você pode experimentar comidas e bebidas de diversos países (36 no total, incluindo o Brasil) em quiosques espalhados no World Showcase que começa em setembro e vai até novembro.
E para finalizar o dia, o espetacular IllumiNation que conta com um incrível show com luzes, lasers, efeitos especiais e fogos de artifício no lago do World Showcase.
Para conhecer tudo com calma, é necessário pelo menos uns dois ou três dias dependendo da época do ano (alta temporada), principalmente se você quer conhecer todos os pavilhões. Sobre os horários, o recomendável é sempre chegar cedo (abre às 9h) para aproveitar o máximo. Quando chegar, pegue o mapa na entrada do parque (tem opção em português).
Veja o mapa do Epcot com toda a programação do parque.
Para organizar melhor a sua visita ao parque, você pode criar uma conta no site My Disney Experience ou baixar a versão em aplicativo para fazer sua própria programação, saber os horários das atrações, utilizar o mapa digital do parque, usar o FastPass para evitar filas nos brinquedos mais disputados (como o Test Track), reservar mesas de restaurantes e muito mais.
Veja um vídeo sobre o parque para começar a sonhar com a sua visita